Seminário “Famílias: Aspectos Contemporâneos” empolga o Paulo Freire

por Mariana Dias

Entre os dias 14 e 15, no Auditório Paulo Freire, aconteceu o seminário “Famílias: Aspectos Contemporâneos”, organizado pelo Departamento de Ciências Sociais do ICHS. Além dos palestrantes, o evento contou com a participação de especialistas de diversas instituições, como FIOCRUZ e Universidade de Brasília (UnB).

No dia 15, às 14h, a mesa com o tema “Famílias e suas múltiplas configurações”, intermediada pela professora de Antropologia da UFRRJ, Alessandra Rinaldi, empolgou os presentes. A professora Carly Barbosa Machado, também da Rural, abriu a palestras desse dia. Ela abordou como ideia central em sua exposição as novas tecnologias enquanto ampliadoras da perspectiva de família. Também relacionou o conceito de família com dois filmes de ficção científica, ambos abordando robôs como parte de núcleos familiares. Carly ressaltou:

– Nosso filhos são educados de acordo com o contexto social em que são inseridos. Falar de família é falar de política, economia, moral e tudo que produz subversão sobre o contexto.

A segunda a expor suas ideias foi Mariana Azevedo, pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ela voltou seu trabalho para o Instituto PAPAI, uma ONG, fundada em 1997, que tem a missão de desenvolver ações educativas, informativas e políticas sobre a família. Mariana iniciou sua apresentação falando sobre a função da mulher na sociedade:

– A mulher tem historicamente e instintivamente o papel do cuidado. Todas as funções que ela desempenha na estrutura familiar são com base no cuidado e para sustentar essa estrutura.

Em seguida, expôs as ideias da Instituição, como direitos iguais de afastamento no trabalho, para o pai e para a mãe. Reforçou, ainda, a questão da paternidade, não como uma questão de dever, mas de direito, desejo e compromisso.

Posteriormente, foi a vez de Elisa Guaraná, professora de Ciências Sociais da UFRRJ e Vice-Diretora do ICHS. Suas principais pesquisas tratam de jovens. Ela abordou a juventude como assunto fundamental para se falar de família.

A última palestrante foi Patrice Schuch, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que apresentou dois programas de intervenção para a melhoria da estrutura familiar. Ela realizou pesquisas na “Escola de Pais”, uma Instituição que atende pais de crianças infratoras, e na “Associação da Criança e Juventude”. A pesquisadora definiu família como estrutura central da vida de uma criança, sendo a partir dessa constituição familiar que se forma o sujeito, o cidadão.

Após as palestras, o evento abriu espaço para perguntas e debates.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages